top of page

EIXOS TEMÁTICOS

​

Eixo 1: - Diálogos com as organizações populares e movimentos sociais

O mundo do trabalho e suas transformações. Educação popular, movimentos sociais organizações populares. Educação de jovens e adultos. O Estado e a produção das políticas sociais. Políticas sociais e educação. Educação permanente longo da vida. Educação não formal e informal: contextos e formas diferenciadas.

 

 

Eixo 2: - Diálogos com o trabalho pedagógico e com o ensino

Trabalho pedagógico e formação profissional. Processos educativos em diferentes tempos e

espaços. Educação escolar: diferentes modalidades. Processos de ensino e de aprendizagem.

Avaliação da aprendizagem. Práticas pedagógicas e currículo escolar. Relação teoria e prática no processo de escolarização. Direito à educação: o acesso e a permanência.

 

Eixo 3: - Diálogos com a formação profissional

Formação inicial e continuada de professores. Políticas de formação e de profissionalização docente. O exercício da docência na educação básica. Construção da identidade docente. Trabalho docente e valorização do trabalhador em educação.

 

Eixo 4: - Diálogos com experiências agroecológicas

Saberes e práticas agroecológicas. Meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento rural. Educação e agroecologia na agricultura familiar: emancipação humana. Alimentação saudável e longevidade. Direitos sociais e direitos humanos. Políticas públicas e processos participativos. Movimentos sociais e diversidade. Práticas sociais e política ambiental.

​

Relação dos trabalhos aprovados para apresentação nas rodas de conversa

​

1- Educação do Campo ou educação rural? - Rodimar Garbin

 

2- População idosa residente no campo e na cidade e o acesso às políticas sociais - Crislaine Basso

 

3- A pedagogia da alternância no curso Proeja – qualificação profissional em nutrição e segurança alimentar: uma busca pelo princípio educativo do trabalho - Daiana Colombo Figueiredo

 

4- Projeto círculo de cultura: diversidade étnica em movimento na busca do emergir dialógico transformador - Solange Todero Von Oncay

 

5- O acesso as tecnologias de informações pelos agricultores familiares em Erechim-RS - Eliziane Franceschi

 

6- Projeto conecta  Aratiba: a pioneira em levar a conexão do campo e da cidade para o Brasil e o mundo - Mengéle Fátima Wermeier Dalponte

 

7- Educação popular e educação não formal - Naiara Migon

 

8- Formação de agricultoras familiares através da Extensão universitária - Taise Pasa

 

9- Educação patrimonial em um espaço de educação não formal: um relato de experiência - Vania Maria Barboza

 

10 - A saída das mulheres Kaingang da comunidade Serrinha à Universidade: reduz a invisibilidade do protagonismo das mulheres Kaingang frente a comunidade? - Taís Inacio

 

11- Reflexão de uma escola e os alicerces da educação do campo - Raquel Ferron Lassig

 

12- O processo pedagógico construído na luta contra o fechamento da escola Construindo Caminho - Cladis Chiquelero

 

13- Concepções de alunos no ensino fundamental sobre alimentação em conserva na educação do campo - Cléber Vagtinski

 

14- Um Relato de Experiência no Estágio Supervisionado I: estudo de caso sobre modelos didáticos no Ensino da Biologia - Elisa Montagner

 

15- Os resíduos na produção de energia a partir de um biodigestor: um projeto interdisciplinar construído em sala de aula - Eliseu Paulo Coppi

 

16- Educação do e no campo: problematizando conceitos - Elaine Elisa Hanel

 

17- O projeto político pedagógico de duas escolas públicas e suas relações com a educação do campo - Maiara Ferreira

 

18- Onde estão os filhos da educação do campo? Os egressos da escola 29 de outubro - Munir José Lauer

 

19- Escola bem viver Caúna - Miguelangelo Corteze

 

20- Oficinas de artesanatos Kaingang - Daniel Cadete

 

21- Pedagogia da alternância: a realidade do Instituto Federal Catarinense Campus avançado de Abelardo Luz/SC no curso de licenciatura em pedagogia, com ênfase em educação do campo. - Fábio Silva de Oliveira

 

22- Ensino de ciências e os espaços de ensino e divulgação científica da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim/RS - Jéssica da Rosa

 

23- O estágio na licenciatura em educação do campo: a experiência de oficinas em ciências da natureza no ensino médio - Sinara München

 

24- A vivência do primeiro estágio na licenciatura em educação do campo: espaço de diálogo e reflexões por meio do olhar das formadoras - Cherlei Marcia Coan

 

25- Os desafios da formação docente no curso de educação do campo a partir da agroecologia e da horta escolar - Antonio Ivan da Silva

 

26- A cultura guarani na interface com agroecologia - Eluando Tonatto Mariano

 

27- Projeto municipal de incentivo a produção e consumo de alimentos agroecológicos  de Aratiba: bom pra quem produz, melhor pra quem consome -Mengéle Fátima Wermeier Dalponte

 

28- Produção de laranja,  uma ótima alternativa de geração de renda, com sustentabilidade  para a agricultura familiar - Roberto Luis Balen

 

29- Manejo sustentável na extração de matéria-prima natural para a confecção de artesanato na terra indígena de Iraí extremo norte do RS - Sidinéia Loureiro Nunes

​

Normas para formatação de trabalhos:

Baixe o arquivo com as normas aqui:

bottom of page