top of page

EVENTO

​

IV Seminário de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul e III Colóquio do NIPEAS

 

Saudações Campesinas! ! 


É com muita alegria e expectativa que abrimos esta canal de comunicação, com fins de alocar e divulgar o IV Seminário de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul e o III  Colóquio  do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (NIPEAS) " a ser realizado nos dias 13 e 14 de Setembro de 2018  –  na UFFS/Campus de Erechim/RS.


O seminário terá caráter de estudo, mobilização, articulação e luta política pela Educação do Campo, como também de mobilização para o IV Seminário Internacional a ser realizado em 2019 em Foz do Iguaçu/PR.  Caracteriza-se como um espaço de produção teórica e de análise da atualidade e de práticas sobre a Educação do Campo, objetivando qualificar os processos educativos na direção de uma educação que vá ao encontro dos interesses dos trabalhadores, quer aconteça na escola pública ou nos espaços não formais.


O IV Seminário de Educação do Campo da Região Norte do RS é uma proposição das Entidades Organizadoras que, entre os seus objetivos, visa o fortalecimento teórico/prático das ações de sistematização e organização da participação em práticas educativas, desenvolvidas junto às classes trabalhadoras, enraizadas na perspectiva da  Educação do Campo e da Educação Popular.


Os Seminários Internacional e os Fóruns de Educação do Campo já se constituem numa triangulação entre Universidades, Movimentos Sociais Populares e escolas a serviço da articulação, com fins de ampliar a leitura diante das políticas públicas educacionais  e identificar desafios emancipatórios para a educação dos trabalhadores.  Em sua primeira edição constituiu-se numa ação pedagógica, aglutinadora, diagnóstica, judicativa e propositiva. Sua proposição e organização esteve diretamente relacionada às categorias analíticas relacionadas a totalidade, a historicidade e a contradição, com vistas a instrumentalização de embate com debate e socialização de propostas que buscou fortalecer a adequada implementação de uma Educação do Campo e da Cidade, explicitamente comprometida.


O tema escolhido para a  segunda edição do evento foi Educação, memória e resistência popular na Formação social da América Latina, apresentando reflexões que problematizem e proponham – com base em experiências concretas implementadas na América Latina. A terceira edição denominado" Resistência e Emancipação Social e Humana, aprofundou a análise da conjuntura emergente e reafirmou às lutas históricas no contexto da América Latina.


Neste sentido, em especial nestes 20 anos de história da Educação do Campo, compreende-se que o amadurecimento do trabalho comprometido, com a emancipação das classes trabalhadoras, encontra-se desafiado a aprofundar as estratégias de participação, tanto pedagógicas quanto políticas. O que incide na reorganização teórico/prática, frente à hegemonia do capital, que coloca o ser humano em uma condição cada vez mais desumanizante, fragmentada e alienada.


Com este propósito convidamos a todos e todas, Sujeitos da Educação do Campo, professores, estudantes, pesquisadores, os movimentos sociais, sindicais e outras instituições que acompanham e fazem a luta pela educação do campo a construir coletivamente o debate acerca de temas chaves neste tempo histórico. Temas estes que circundam a memória da luta por uma educação emancipadora; a discussão do papel da educação do campo no contexto histórico da luta de classes no campo brasileiro; a discussão de princípios, direitos e a luta pelo não fechamento das escolas do campo. 
Este seminário está sendo organizado pelo Curso Interdisciplinar em Educação do Campo e NIPEAS da Universidade Federal da Fronteira Sul juntamente com organizações sociais do campo e da cidade da região e pretende  atingir em torno de 250 participantes, entre eles, educadores, educandos, movimentos sociais, representantes de escolas de educação do campo e convidados.


 20 anos de Educação do Campo: Transformando a sociedade!

​

Denilson da Silva e Solange  Todero Von Onçay

​

bottom of page